segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Contas! Quem é o responsável?




Há anos as mulheres vêm adquirindo a independência feminina, e algumas até tem trocado de papel dentro de casa, como estamos vendo atualmente na novela “Vida da gente”. Recentemente foi feita uma pesquisa por um programa matinal, e foi constado que mesmo com a independência conquistada pelas mulheres ainda prevalecem de que o homem é mantenedor financeiro da família, devendo arcar com as contas principais. No mundo globalizado em que vivemos em sua opinião, como tem que ser feito a partilha na hora de pagar as contas?

Kamila Pinheiro
Mesmo com toda a globalização e modernidade de nossos tempos, ainda creio que o homem deve sustentar a família e que a mulher deve trabalhar para o conforto e para sua própria realização pessoal. O que nada impede de nós mulheres ajudarmos em casa, mas tendo a consciência que o mesmo dever é dele, de empregar o dinheiro que trabalha e ganha sem egoísmo de dividir com a família, nós também devemos empregar o nosso, mas de uma forma diferente, como roupas, utensílios domésticos e decoração em geral de cama, mesa e banho. Eu acho o fim à mulher que se mata o dia todo para sustentar a família enquanto o bonitão fica no sofá assistindo TV. Lutamos por direitos iguais, mas ainda deve haver o cavalheirismo...

Camila Queiroz
Como foi dito, estamos em um mundo bastante globalizado onde não existe mais essa regra de que o homem trabalha para sustentar a casa e pagar as contas e a mulher ficar em casa cuidando dos filhos e fazendo faxina. Se no caso só o homem trabalha, ele vai arcar com as despesas do lar sozinho. Se os dois trabalham, as contas devem ser divididas proporcionalmente, é justo e ninguém sai perdendo. E se um parceiro ganha mais que o outro, ele tem que estar ciente da responsabilidade de arcar um pouco mais com as contas e manutenção da casa. Mas não podemos esquecer que é sempre bom o homem pagar um jantarzinho, um presentinho, um agrado não é mesmo?

Telma Martes
Vivo a moda antiga, o homem é a cabeça da casa, é ele quem deve ser responsável pelas contas, mais se a mulher trabalha e pode ajudar nada impede, porém deixando bem claro que isso é responsabilidade dele, de manter sua família. A mulher mesmo trabalhando é responsável pelas obrigações domesticas, e o homem não quer compartilhar, então não vejo o porquê da mulher compartilhar com as contas meio a meio também. Mais tudo depende de cada casal de cada situação, não se segue uma regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário