segunda-feira, 14 de novembro de 2011


CIÚMES é a “reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade”.
Quem nunca sentiu ou quem nunca foi vitima de um ataque de ciúmes? Em sua grande maioria, é por motivos inúteis ou sem sentido, está ligado à insegurança, ao medo da perda, controlar esse sentimento é difícil, porém não impossível, ele existe em qualquer relacionamento, e por conseqüência pode atrapalhar.  Qual a melhor maneira para controlar o ciúme exagerado e manter uma relação amorosa saudável?


Telma Martes
Quem não gosta de saber que o parceiro sente ciúmes? Todos nós, não é mesmo? Desde que seja saudável. Dizem que é o tempero do relacionamento, mais sempre na medida certa. A grande maioria das pessoas já sentiu ciúmes de alguém, e até exagerou na medida. O ciúme quando extrapola os limites não é nada agradável a ambos, todos sofrem e saem machucados, ainda mais quando não tem fundamento, quando exagerado é bastante preocupante, temos que saber controlá-lo, pois a partir do momento que o ciúme se torna uma rotina no relacionamento, o desgaste é inevitável, por isso a medida certa é essencial no casal, não sofra pelos ciúmes, relaxa, que na maioria das vezes é a sua bendita imaginação que te faz senti-lo. Antes de deixar esse sentimento te dominar, vá até seu parceiro e converse com ele, tire suas duvidas sem se alterar, procure o controle nessas horas, e você conseguirá vencer esse sentimento que em grande parte nos faz mal.

Camila Queiroz
O ciúmes saudável numa relação amorosa é completamente normal, faz parte da natureza humana. Mas é claro, que ataque de ciúme doentio, não é nada legal e bastante preocupante. A confiança e o autocontrole é indispensável nos momentos abalados pelo ciúme. Conversar com seu parceiro sempre que se sentir incomodado ou inseguro evitará futuras brigas. Sim! conversar, e nao gritar ou fazer escândalo. Vale a pena se esforçar para não por em risco a relação. Tente transformar o seu ciúme em gestos de carinho, palavras positivas e muito, mas muito amor na sua vida a dois.

Kamila Pinheiro
Geralmente pessoas ciumentas, para explicar o porque do ciúme dizem "Quem ama cuida". Concordo! Mas o que não pode virar é um sentimento de posse ao invés de cuidado, falar que é preocupação mas na verdade quer investigar onde a pessoa está, ou com quem... Temos que amar incondicionalmente e esquecer do passado das pessoas; saber que tivemos uma vida antes e que a confiança é a base de um relacionamento. Ciúme nada mais é que ter a certeza que você se importa com alguém; com controle a gente se sente até mais amada.

2 comentários:

  1. Então... eu estava aqui justamente vendo um teste (segundo o autor, infalível) a respeito de ciumes. Ver:

    Ciúmes pra mim é coisa corriqueira, todo mundo sente mas nem todo mundo assume. Só complica quando a coisa toma proporção irracional e atinge os outros ao redor. E há quem goste de provocar o ciúme do parceiro ou da parceira só pra ver o "barraco" - o que é um tanto pior...

    Já que todo mundo sente, o desafio então é segurar a onda, pois muitas vezes, o ciúme denuncia insegurança na relação e falta de confiança no parceiro. Mais do que isso, o ciúme muitas vezes traz à tona um lado obsessivo e controlador que nem a gente mesmo conhecia: aí então, muita calma nessa hora!
    Relacionamentos são construídos à base do consenso, e não do controle!

    Tomando cuidado pra não ferir quem a gente ama nem deixar que estrague o que tem de bom da ralação, o ciúme pode ser um bom tempero... quem sabe?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O blog que eu tava lendo e que tem o teste do ciúme é:

    http://carpinejar.blogspot.com/

    Abs.

    ResponderExcluir