quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Omitir...

Desde crianças ouvimos que não se deve mentir nem omitir as coisas. Mas conforme vamos crescendo, percebemos que não é possível viver em sociedade sempre falando toda a verdade ou sem alterar detalhes. Ao mentir você esta fazendo propositalmente, e omitir você esta deixando de falar algo talvez por vergonha, medo, insegurança ou porque não queira magoar uma segunda pessoa que não mereça. Mas a final, omitir é mentir?
                                                                               Kamila Pinheiro
Uma mentira geralmente vem acompanhada de uma omissão. Mas também existem níveis de tolerância as duas situações, pois tanto uma quanto a outra pode ter um peso enorme na vida das pessoas, e conseqüências irreparáveis. Na minha vida eu não costumo lidar bem com mentiras e omissões, eu considero uma forma de ingratidão. A verdade é sempre a melhor pedida.


Camila Queiroz
Não. Mentir é o oposto da verdade, é feito intencionalmente para enganar ou prejudicar alguém. Omitir é esconder fatos ou coisas que aconteceram, por medo ou constrangimento. É claro que nenhuma das duas devem ser feitas, mas como foi dito, é praticamente impossível viver numa sociedade dizendo somente a verdade. Uma pequena mentira pode causar grandes estragos e acabar com algum relacionamento afetivo, e uma omissão pode chatear ou magoar, então se for pra escolher, escolha omitir ou melhor, a verdade porque ela pode magoar, mas nunca deixa ferida.

Telma Martes
Querendo ou não, pra nos livrarmos de situações constrangedoras, acabamos por mentir, diferente de omitir. A omição de algum assunto não é mentir, mentir é dizer algo que não seja a verdade, e omitir é não revelar a verdade, a diferença entre as duas é muito grande, porém o melhor em qualquer situação é a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário